Páginas

18 fevereiro 2014

Resenha: Azul da Cor do Mar


Título: Azul da Cor do Mar.
Autora: Marina Carvalho.
Páginas: 336 páginas.
Editora: Novo Conceito. 
Ano: 2014.
Assunto: Literatura Brasileira e Romance. 
Idioma: Português. 
Edição: 1ª.
Sinopse e Detalhes: Acaso, destino ou loucura? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão. 




Resenha da Lua: Rafaela, 21 anos, está no último semestre da faculdade de Jornalismo em Belo Horizonte. Ela é um desastre em pessoa, vive trombando em tudo, derrubando coisas e por vezes se dá muito mal, indo parar até no hospital por conta desse seu jeito descoordenado. Mas no que diz respeito à sua carreira, ela é totalmente o oposto. Responsável, dedicada e muito interessada em se dar bem na carreira de Jornalismo, ela agora conseguiu realizar o sonho de muitos estudantes prestes a se formar. Conseguiu um estágio na Folha de Minas, um conceituado jornal do seu estado e o terceiro maior do Brasil.

Mas seu sonho logo se torna um pesadelo, ao descobrir que será estagiária ligada diretamente a Bernardo, o melhor jornalista investigativo do jornal. Bernardo, logo de cara se mostra a pessoa mais arrogante, grosso e irritante do planeta. E o pior é que Rafa terá que literalmente ser a sombra de Bernardo. Ele, por sua vez, não faz a mínima força para ser agradável com sua estagiária, pelo contrário, faz o possível para complicar sua vida.


Mas Rafa é persistente e passa por cima das grosserias de seu companheiro de trabalho até porque, o restante da equipe do jornal, são uns amores com ela. Principalmente Marcelo, que não esconde seu interesse romântico por Rafa, desde que a conheceu. Mas seu coração está fechado para o amor. Na verdade, Rafa tem um amor platônico desde seus 11 anos. “O menino da mochila xadrez“, que ela via constantemente em uma de suas férias na praia de Iriri/ES. Apesar de ser ainda uma criança, com 11 anos, ela nutria uma curiosidade sobre a vida daquele menino misterioso, sempre carregando sua mochila xadrez.
Com o passar dos anos, Rafa começou a escrever uma espécie de diário, cartas direcionadas ao menino da mochila xadrez. E agora dez anos depois, se tornou praticamente um livro, onde todo dia ela escreve uma nova página. Sua ligação com esse menino é tão forte, que durante esses anos todos, ela jamais conseguiu se apaixonar de verdade.

Mas será possível que uma relação de ódio, possa ser transformar em amor? Pois é exatamente essa dúvida que está matando a Rafa. Por mais que ela odeie Bernardo e suas atitudes irritantes, ficar longe dele só a deixa deprimida, e faz com que o tempo não passe. Suas melhores amigas já sacaram isso, mas Rafa não admite que sinta outra coisa por Bernardo além de ódio e desprezo.
Azul da cor do mar é aquele tipo de livro que você não quer largar por nada. E fica irritada quando não tem outro jeito. Mesmo assim, volta correndo só pra ler qual será a próxima enrascada que a mocinha vai se meter. Eu achei bastante previsível, sabia qual seria o desfecho da história logo nas primeiras páginas. Mas Marina Carvalho tem o dom de nos encantar com suas histórias, e nem por isso achei chata ou cansativa. Pelo contrário, é encantador.

Rafa é uma personagem super querida, cativante, meiga apesar de ser um desastre ambulante. Bernardo, mesmo querendo demonstrar ser um bronco sem coração, no fundo, dava pra perceber que ele era gente boa. Já o Marcelo, eu não curti muito, achei ele meio sonso e sem graça. As melhores amigas da Rafa são uns amores e os irmãos dela são bem fofos também.


Eu achei o livro gostei muito do livro, achei muito legal. Confesso que triste quando acabou, queria mais. Quem se encantou por Simplesmente Ana, se prepara, porque certamente vai se apaixonar pela Rafa e o seu menino da mochila xadrez. Aliás… eu sinceramente não entendi porque o livro não se chama “O menino da mochila xadrez“. Seria o título perfeito! Apesar de que o título tem a ver com a história, mas eu particularmente prefiro o Menino da mochila.


Nota: imageimageimageimageimage

Em resumo, recomendo muito a vocês lerem! Para quem gosta de um livro de romance é uma história muito legal. Está tendo uma boa promoção desse livro e de outros na Americanas. Corre lá! Agente se vê no próximo post. Me acompanhe pelas redes sociais: Meu Facebook | Fanpage | Twitter.

Lua Sil;

4 comentários:

  1. Gostei bastante da sua resenha, mas a história me pareceu meio clichê, não sei. Talvez eu não leia o livro.

    Amei o blog e estou seguindo. Aguardo a sua visita.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Lua, tudo bem?

    Parabéns pelo seu blog, ele é tão fofo. Ainda não li o livro da Marina, mas estou doida para ler, ela é uma fofa, né? Adoro o jeito que ela escreve.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mais uma resenha positiva sobre esse livro! Confesso que não estava tão empolgada para lê-lo quando ele foi divulgado, mas depois de tantos comentários positivos, fiquei realmente curiosa! Faz tempo que não leio um romance assim... Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hey Lua! Gosto tanto da Marina <3 e estou louca por esse livro!
    Só li um livro dela, mas mesmo assim quero muito esse! Beijão
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

-O que achou do post?
-Alguma dúvida?
-Retribuo todos os comentários.
-Aceito Tags.